As consultas de psicologia online são seguras?

consultas online

Quais as principais diferenças, no que toca à segurança, em relação a uma consulta presencial?

Durante a pandemia os serviços de consultas online cresceram de forma significativa em todo o mundo, muito pela necessidade de distanciamento e isolamento social impostos pelas circunstâncias e, em Portugal, não foi diferente. 

As consultas de psicologia online já existiam, no entanto, não eram atrativas o suficiente quando comparadas com as consultas presenciais, e até geram desconforto por parte de alguns profissionais (que nunca tinham experimentado esta modalidade) e dos clientes em geral, provavelmente por desconhecimento e alguma insegurança. A pandemia provou que as consultas online vieram para ficar e ainda bem!

Pesquisas dos EUA, Austrália e Reino Unido têm mostrado que a psicoterapia online é tão eficiente quanto a presencial e pode, também, ter vantagens, como:  

  • Menor tempo gasto em deslocações, gerando maior facilidade em adaptar a agenda. 
  • Menores custos, para o cliente e para o psicólogo. 
  • O anonimato na procura por atendimento psicológico. Este pode ser um ponto bastante positivo quando estamos a falar de pessoas introvertidas, com transtorno de ansiedade como agorafobia e fobia social, com problemas de imagem corporal ou, ainda, para aquelas pessoas que mantêm alguma resistência na procura de acompanhamento. 

Sabendo das vantagens que esta modalidade traz, será que as consultas online são seguras?

Esta é uma questão que surge frequentemente quando alguém pensa em recorrer a este tipo de serviço. Para responder a esta questão vou começar por falar sobre um aspeto importantíssimo na intervenção psicológica: o sigilo

O setting terapêutico deve ser um ambiente sigiloso, livre de julgamentos e seguro. Sendo a intervenção presencial ou online, deve ser sempre respeitado. Esta é uma relação de confiança, que preza pela confidencialidade e sigilo. Como disse, é uma relação e, assim, a responsabilidade pela segurança, sigilo e confidencialidade recai sobre paciente e psicólogo. 

Uma outra preocupação recorrente sobre as consultas online é a segurança dos dados armazenados e partilhados. Neste caso, como forma de proteger os nossos pacientes, as plataformas escolhidas são aquelas que zelam pelo sigilo dos dados e criptografam as conversas e chamadas, gerando o máximo de segurança para o utilizador. Os registos clínicos são da responsabilidade do psicólogo e não são partilhados com mais ninguém, a não ser que o paciente autorize.

No entanto, na primeira sessão é acordado sempre com o paciente alguns cuidados que reforçam esta segurança, entre eles:

  1. Escolher um ambiente calmo e tranquilo para a sessão, onde não se ouça ruídos e não haja distrações. Estar num lugar onde se ouça pessoas ao lado a conversar ou música alta não ajudam a criar este ambiente.
  2. Escolher um lugar privado, que não tenha pessoas ao lado. Na hora do almoço, com os colegas de trabalho na mesma mesa, ou em casa com familiares no mesmo ambiente a chamar a sua atenção não são bons momentos para se realizar uma sessão. Este momento é só seu, é a hora do autocuidado e investimento na sua saúde mental. 
  3. Usar fones. As conversas que terão nas sessões estarão sob sigilo e, como disse, é da responsabilidade do psicólogo, mas também do paciente resguardar o que é dito em sessão.
  4. Utilizar uma rede de acesso à internet segura e privada, ou seja, não utilizar o wi-fi dos locais públicos para a realização das sessões, pois oferece maior risco para o utilizador. 

O cuidado com a partilha dos dados, a segurança, o sigilo e o ambiente seguro faz parte do trabalho do psicólogo, seja ela presencial ou online. Sendo que no ambiente online ainda estamos mais atentos a estas particularidades, ou seja, podemos responder à questão inicial afirmando que as consultas de psicologia online podem ser seguras, desde que sejam assegurados os devidos cuidados. 

O uso das novas tecnologias revolucionou a nossa forma de interação. Os portáteis, telemóveis, tablets estão sempre connosco e o cuidado com a saúde psicológica e o investimento real no desenvolvimento pessoal está à distância de um click

Agora já sabe que, se precisar de marcar uma sessão, pode fazê-lo recorrendo à intervenção online, de forma segura e eficiente, investindo na promoção da sua saúde psicológica. Se ainda não sabe qual a melhor intervenção que estará indicada para a sua problemática, agende uma sessão de triagem com um dos nossos/as psicólogos/as.